domingo, 12 de dezembro de 2010

Semana da Consciência Negra.

Praticamente o mês de novembro é dedicado a reflexão da consciência negra, com releituras históricas, organização de eventos regionais, estaduais e nacional, bem como um mês que tomou conta do calendário escolar, haja vista os inúmeros trabalhos solicitados pelos educadores e prontamente realizado pelos alunos.
Mesmo diante desse empenho coletivo, ainda está longe o cumprimento da lei afro-descendente nos currículos escolares, numa espécie de boicote deliberado pelos governantes em todas as esferas do poder.
Na capital foi realizada no dia 20 de novembro a tradicional caminhada, que dentre outros pontos questionava a tentativa da FIESP em revogar a lei que criou o feriado municipal na capital.
Esse 20 de novembro, como os demais, ocorreu num ambiente de preconceito com os nordestinos e práticas homofóbicas na avenida Paulista e na parada gay do Rio de Janeiro. A intolerância tem sido uma marca presente na cultura brasileira e é merecedor de nosso combate sem trégua.
Em SBC, ocorreu a tradicional atividade na subsede da APEOESP SBC que contou com a presença de inúmeros educadores, alunos e atividades culturais, organizadas pelos professores e alunos da escola São Pedro, da professora Judite e contou mais uma vez com a presença da Congada do Ditinho do Parque São Bernardo.
O Psol realizou várias reuniões para organizar sua participação nas atividades, lideradas pelo Professor Odair da Comissão de Gênero e Etnia da Executiva do Partido. Como parte das atividades municipais, no período da manhã do dia do feriado, ocorreu a 2º “Águas de São Bernardo”, promovido pela Associação da Cultura e Cultos Afro-brasileiros de São Bernardo do Campo. Ocorreu uma importante passeata da Praça Lauro Gomes até a Igreja da Matriz, onde ocorreram as falas políticas e de representações de outros credos religiosos. No palanque das autoridades, estavam presentes o deputado federal Vicentinho, o secretário da Administração Municipal José Ferreira e inúmeras representações religiosas.
O Secretário José ferreira fez gestão com outros presentes do grupo afoxé, para que um representante do Psol estivesse no palanque das autoridades. Diante da insistência, compareci ao palanque e na fala do vereador José ferreira, fez questão de publicamente comunicar aos presentes que o “ Ex-vereador Aldo Santos teve e tem um papel importante no debate do movimento negro da cidade, pois foi o primeiro vereador que apresentou o projeto na câmara sobre o feriado municipal do dia da consciência negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares na cidade, que foi boicotado por vários anos e graças a atual administração essa lei, hoje, é uma realidade”.

Após esse evento, fomos a atividade na Subsede, onde representei a corrente política TLS e na parte da tarde comparecemos a missa de sétimo dia em memória do professor Olimpio, na igreja do Assunção.
No domingo, compareci juntamente com o professor Cido na 4º festa da Consciência Negra, realizada no salão paroquial da igreja São Geraldo no Parque São Bernardo. Nessa atividade estavam presentes o Ditinho da Congada do Parque São Bernardo, a Mãe Graça do Botujuru, do bloco de carnaval afoxé, o Ketu, presidente do Sindicato dos servidores municipais de SBC, o Sampaio, o Adomair (histórica liderança do movimento negro na cidade e liderança do MNU), onde atualmente organiza a luta no Estado do Maranhão além da presença da companheira Neuza Borges, agente de cultura em São Bernardo do Campo.
Além dessas atividades, durante a semana ocorreram várias atividades nas escolas Vilma, Antonio Caputo, Célio Luiz Negrini, Mizuho e outras, graças aos esforços dos bravos educadores.
No dia 28, no período da manhã, na sede do Psol, o debate retoma seu caminho e a constatação de que precisamos nos organizar ainda mais, para exigir do poder público ações efetivas em relação à saúde da população negra, tirar das intenções e colocar no cotidiano dos educandos a filosofia, a história, e a cultura afro-descendente, exigir das faculdades públicas e autárquicas a implantação das cotas, haja vista que em São Bernardo do Campo, na Faculdade de Direito, esse debate na prática inexiste.
Ainda como condição para o avanço das demandas e reparo históricos, devemos avançar na elaboração de um novo estatuto da igualdade racial. Dentre outros pontos, constatamos que é urgente organizarmos inúmeros Quilombos Socialistas, fruto da cultura de resistência dos nossos ancestrais e modelo para os nossos contemporâneos.
Fica aqui um convite para uma reunião o dia 12/12/2010 às 10 horas na Rua Príncipe Humberto 491, a partir das 9 horas, onde pretendemos fazer uma avaliação das atividades realizadas esse ano e novas perspectivas para 2011.

Por um Quilombo Socialista urgente!!!

Aldo Santos. Ex-vereador BC, Coordenador da corrente Política TLS, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, membro da executiva Nacional do Psol (29/11/2010)

Nenhum comentário: