terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os inimigos da filosofia encontram-se bem organizados e já começaram uma campanha na mídia contra o aumento das aulas ...

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

APROFFESP PARTICIPA DO “VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ABC”
Os diretores da APROFFESP, Aldo Santos e Chico Gretter, estiveram presentes na manhã do último sábado, dia l° de outubro, no VI Encontro de Professores de Filosofia do ABC, promovido pelo Curso de Filosofia da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista. O diretor da APEOESP, Paulo Neves, também esteve presente e complementou a exposição sobre a situação do ensino de filosofia em nossas escolas.
Os citados diretores proferiram palestra sobre o histórico da luta pela volta do ensino de filosofia no currículo do Ensino Médio e a situação atual deste ensino em nossas escolas, principalmente nas públicas estaduais. O Prof. Aldo fez uma breve, mas bela explanação sobre o histórico da presença da Filosofia na educação brasileira desde os jesuítas, passando pela fundação da USP, as leis de ensino que hora colocavam a filosofia no currículo e ora a tiravam, até a votação de sua obrigatoriedade pelo Conselho Nacional de Educação em 2006 e através da Lei Federal No. 11684/2008. Foi lembrado o veto, em 2001, do ex-presidente FHC ao Projeto de Lei do Dep. Federal Pe. Roque, que havia sido aprovado na Câmara dos Deputados!
O debate foi muito bom e contou com a rica intervenção de vários professores presentes ao Encontro, que sentem no seu dia a dia as dificuldades de se realizar um bom trabalho em nossas escolas: poucas aulas (uma apenas nas 2ª. e 3ª séries do Ensino Médio!), excesso de turmas, acarretando uma carga horária excessiva, problemas didáticos, da formação dos professores, etc.).
Os professores Aldo e Chico Gretter chamaram a atenção para a necessidade de os professores de filosofia deixarem o seu isolamento e participarem da luta pela efetiva ocupação dos espaços pedagógicos, sem o que poderemos ficar com um triste desfecho dos que “ganham mas não levam”. Os inimigos da filosofia encontram-se bem organizados e já começaram uma campanha na mídia contra o aumento das aulas de Filosofia e Sociologia nas novas grades curriculares propostas pelo governo estadual, a ser iniciada no ano que vem.
Finalmente, gostaríamos de agradecer o convite formulado pelo departamento de filosofia da Universidade, bem como a receptividade acolhedora do professor Hugo A. Matos para com os participantes neste evento.
Vamos ficar atentos, mobilizados e unidos!



Diretoria da Aproffesp

Nenhum comentário: