sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMUNICADO AOS MEMBROS DA APROFFESP

Prezado Aldo e demais companheiros:

ESCLARECIMENTOS E UM PROTESTO
de Chico Gretter:

Concordo com os encaminhamentos indicados pelo Aldo. Precisamos nos mobilizar para defender os interesses dos professores de Filosofia e o espaço que a nossa disciplina precisa ocupar efetivamente no currículo do Ensino Médio. Este é o principal objetivo da recém criada e legitimamente criada Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP)!!!

Lembro os companheiros que, por diversas vezes, aqui no Estado de São Paulo, a Filosofia foi colocada na rede pública e logo depois retirada, ou jogada de escanteio, assim como a Sociologia e a Psicologia. Os tucanos não querem essas disciplinas no currículo e só "aceitaram" colocá-las porque foram obrigadas por uma Lei Federal. Não se iludam, portanto, pois se agora conseguimos garantir pelo menos UMA aula por série para Sociologia e Filosofia, ninguém nos garante que amanhã, com algum tucano ou demo no poder não retirarão as disciplinas por alguma manobra sorrateira, como é de costume.

Lamento que companheiros nossos, inclusive o Presidente do Sindicato dos Sociólogos, Sr. Lejeune Matogrosso, "não veja necessidade de criação de uma Associação de Filósofos". Ora, então vamos extinguir todos os sindicatos e associações que representam determinadas categorias, como os geógrafos, os historiadores, os psicólogos, os sociólogos....Ora, Lejeune, que posição é essa? Que interesses você defende?

Deixo mais uma vez claro que não somos contra o COLETIVO DE SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E PSICOLOGIA, do qual continuamos a fazer parte desde a sua fundação nos VII e VIII encontros, em 2005 e 2006. A APROFFESP, em nenhum momento, quer tomar o lugar do Coletivo, assim como o GT de Sociologia não quer fazê-lo.

Mas por que essa resistência à APROFFESP por parte de membros da Diretoria da APEOESP, inclusive um deles (?) me ameaçando por telefone de me expulsar do Coletivo??? Com que autoridade esse membro da Diretoria, pertencente à região Lapa, pode me expulsar do Coletivo? Ora, nem no tempo da ditadura militar alguém nos ameaçou quando então criamos a antiga AFESP (Associação Filósofica do Estado de São Paulo), cujo Presidente foi o falecido Prof. Henrique Nielsen Neto!!!

"Filósofos de São Paulo, uni-vos"!

CHICO GRETTER,
o "filósofo da Lapa"

**************************************************************************************************


Comunicado importante da Associação de filosofia .

Olá A todos e todas.
Tentamos realizar uma reunião da nossa Associação nesta tarde do dia 02/11/09 , mais não foi possível, diante das desmobilização natural de um feriado prolongado. De qualquer forma compareci a APEOESP e dialoguei com alguns companheiros sobre a urgência de encaminharmos alguns pontos para ampliar e aprofundar a existência da Nossa Entidade.
1-Que nossos diretores possam se inscrever na Eleição da APEOESP, para que possamos sair do isolamento que querem nos atrair.
Se precisar de ajuda nós vamos viabilizar esse auxílio.
2-Encaminhei para todos o modelo de Estatuto e até o momento não chegou qualquer emenda sobre o mesmo.Vou encaminhá-lo ao Cartório urgentemente.
3-Seria importante que nosso blog fosse atualizado pelo menos duas vezes por semana, introduzindo alguns programas como a contagem das visitas e no rodapé ficar reproduzindo mensagens ou noticias relacionadas à filosofia e ou a educação.Abrir ficha para adesão via online junto ao blog.
4-Dialoguei com o Chico Gretter sobre a necessidade da realização urgente de um debate sobre a proposta de filosofia do governo Estadual , como base para a prova dos OFAs
5-Propor ao Diretor Educacional da APEOESP para que realizemos uma plenária estadual na conferência estadual do coletivo para debater os devidos encaminhamentos relativo ao coletivo de Filosofia, Sociologia e Psicologia.
6-Gostaríamos que os membros da diretoria fizessem sugestão a ser aprovada numa reunião ordinária , de uma taxa de filiação para os gastos inerentes.
7- Que em nossas regiões realizemos debate sobre a proposta pedagógica do governo no âmbito da filosofia.
Obs:Essas sugestões , assim como as demais são e naquilo que tivermos acordo, vamos encaminhando , pois no geral está dentro das deliberações aprovadas na nossa posse. Devemos marcarmos uma nova reunião e para isso, estamos solicitando sugestão de calendário por parte dos diretores. Sem mais,
Aldo Santos
Presidente
APROFFESP

Nenhum comentário: