sábado, 2 de janeiro de 2010



“Você não pode deixar de dar comida para um porco porque você não gosta do dono do porco...”

Essa foi mais uma das pérolas proferida pelo Presidente Lula na inalguração de uma unidade de Saúde na Vila São Pedro, São bernardo do campo.
Sem entrar no mérito da administração do ex-prefeito William Dib , que na minha opinião foi um desastre do ponto de vista da periferia e do controle político instiuido na ciade, a atual gestão nada tem a comemorar, uma vez que a saúde continua precária, a periferia abandonada e as obras eleitoreiras começam a tomar conta da midia, cujo teor e consistência das mesmas devem ser melhor analizadas tecnicamente , pois, construir uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento) em 40 dias, segundo a imprensa, pode ser mais um “presente Grego”.
A população da Vila São Pedro necessita de um hospital Geral , tal a sua abrangência, a demanda social e o contigente populacional.
O Presidente deveria construir na Cidade equipamentos com o padrão igual ou superior ao quarteirão da Saúde em Diadema,dado ao fato de que nossa Cidade tem grande defasagem em várias áreas , particularmente na saúde, bem como, dispõe de um orçamento invejável no Brasil inteiro .
Sem o devido cuidado com suas “metáforas”, ele inalgura a obra , critica os adversários, contextualiza a obra dentro de um clima pré- eleitoral e dispara: “As obras do programa serão realizadas, disse o presidente, sem distinção entre os partidos de prefeitos e governadores. "Você não pode deixar de dar comida para um porco porque você não gosta do dono do porco. Ou seja, você precisa tratar as pessoas com o respeito que as pessoas precisam ter neste país".(Diário do Grande abc,30/12/09,)
Essa população já foi “destratada” na Gestão Maurício Soares, quando pessoas foram soterradas e segundo moradores ele disse que “os pobres eram como lagartixa que ficavam empenduradas nos morros”.
Solidarizamo-nos com a população da Vila São Pedro e com a população brasileira , pois, exigimos respeito ,sem comparações ignóbeis.
O Presidente deveria ter assistido o documentário “Ilha das flores, Curta- metragem , lançado em1989, escrito e dirigido por Jorge furtado”. Numa das passagens do documentário,o ator afirma que “o porco tem um dono mas os homens não”, apesar do estado de profunda miséria que estão vivenciando no cotidiano e (no contexto do documentário) .
Nada contra os porcos, pois até os animais não merecem ser joguetes metafóricos de um presidente ou de quem quer que seja . Essas tiradas são recursos da politicagem de Lula e de seu partido (PT) que do ponto de vista do projeto político ideológico não diferem dos Tucanos.
Pelo indicativo, nas eleições que se aproximam eles vão substituir o debate programático/ideológico por acusações mútuas de baixo nível e desrespeitosas para com o povo brasileiro, vez que, representam no atacado os interesses vitais do sistema capitalista.
Por favor respeitem os porcos (que infelizmente ainda tem dono) e a população da periferia, pois fazemos parte do mundo animal e não podemos ser usados e comparados de forma depreciativa, mesmo que metaforicamente.
As obras realizadas não são dádivas dos governantes, mas sim, fruto de intensas lutas desenvolvidas pela população organizada que continuam mobilizadas em torno de outras reivindicações básicas e emergenciais.
É urgente a regularização fundiária sem custo para os moradores e o preço das contribuições (impostos) que pagamos para que as obras ocorram não rima com argumentos eleitoreiros, agressivos, desqualificados e (anti-pedagógico).

Educar e respeitar é preciso!!!
Aldo Santos
Sindicalista, Membro do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do Psol.(30/12/09

Nenhum comentário: