terça-feira, 15 de março de 2011

FILOSOFIA CLÍNICA AJUDA EDUCAR.

É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes

Uma análise sobre a história da Educação brasileira demonstra que, desde os jesuítas, importamos modelos educacionais de outras culturas e realidades, tentando adaptá-los a nossas necessidades. Nossa história demonstra, também, o fracasso de tais modelos, visto não terem sido pensados a partir de nossa realidade e, por isso, não serem, em sua maioria, compatíveis com as necessidades educacionais de nosso país.
Diante do desafio de trabalhar com a diversidade humana, o professor necessita, cada vez mais, ser um pesquisador. Não apenas um pesquisador da área em que atua, mas da realidade em que vive e dos seres humanos com os quais trabalha. O professor precisa saber ler as necessidades de seus educandos a fim de proporcionar-lhes instrumentos para que possam se situar diante da realidade e de seus problemas.
Construir uma pedagogia regional é algo necessário. Isto é, nossos métodos e materiais devem ser escolhidos tendo por base as características e necessidades do público com o qual trabalhamos.
Apresentadas essas ideias, a pergunta que vem em seguida é: como? Como fazer isso diante das imposições dos sistemas e redes nos quais trabalhamos? Como fazer para pesquisar as necessidades específicas dos educandos e de seus contextos?
Há uma análise das estruturas políticas feita por Foucault que ajuda a responder à primeira questão. Ele mostra que muitas vezes se deseja modificar um sistema a partir de sua macroestrutura, pensando que, ao modificá-la, modificam-se as microestruturas nas quais se está inserido. Como seria isso? Para mudarmos nossa prática educacional, precisaríamos antes alterar toda a estrutura da Educação brasileira e, para isso, toda a estrutura política de nossa sociedade. Considerando as condições reais existentes para isso e nosso poder de atuação sobre essa gigantesca estrutura, imediatamente nos sentimos impotentes, incapazes de provocar qualquer movimento.
Mas, segundo Foucault, as macroestruturas só existem porque são constituídas de microestruturas que as sustentam. Não é a macroestrutura que determina a microestrutura, mas as microestruturas que constituem a macro. Se desejamos modificar as estruturas vigentes em nossa sociedade, precisamos iniciar esse processo por nós mesmos. Iniciando um processo de alteração das microestruturas, automaticamente estaremos mexendo nas macroestruturas do poder.
Outro ponto importante é que os educadores deveriam estudar a legislação para criar propostas de trabalho regidas por ela - ou ao menos que não a ferissem. Com isso conseguiriam reivindicar a legitimação de seus projetos, uma vez que estariam adequados não apenas às necessidades locais, mas também à legislação vigente. E, indo além, caso percebessem uma inadequação da lei às necessidades, o caminho seria exercer a cidadania, encaminhando o assunto para os órgãos competentes e exigindo um posicionamento acerca do proposto.

A FILOSOFIA CLÍNICA POSSIBILITA A APLICAÇÃO DO INSTRUMENTAL CRIADO PARA O TRABALHO EM CONSULTÓRIO NA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR

Estrutura de PENSAMENTO
São 30 os tópicos que o filósofo clínico observa na estrutura de pensamento para analisar como se dão os movimentos existenciais. São eles:
1. Como o mundo parece (fenomeno-logicamente)
2. O que acha de si mesmo
3. Sensorial & Abstrato
4. Emoções
5. Pré-Juízos
6. Termos Agendados no Intelecto
7. Termos: Universal, Particular e Singular
8. Termos: Unívoco e Equívoco
9. Discurso: Completo e Incompleto
10. Estruturação de Raciocínio
11. Busca
12. Paixões Dominantes
13. Comportamento e Função
14. Espacialidade
15. Semiose
16. Significado
17. Armadilha Conceitual
18. Axiologia
19. Singularidade Existencial
20. Epistemologia
21. Papel Existencial
22. Expressividade
23. Ação
24. Hipótese
25. Experimentação
26. Princípios de Verdade
27. Análise da Estrutura
28. Interseções de Estrutura de
Pensamento
29. Matemática Simbólica
30. Autogenia
Filosofia Clínica ajuda a educar
É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes

Obviamente, se fizermos esses estudos individualmente, isso demandará muito tempo. Mas se essas questões puderem ser pesquisadas pela equipe de professores que atua naquele contexto, pela comunidade escolar, muitos caminhos poderão se revelar.
O ponto mais complexo dos questionamentos feitos acima diz respeito à segunda questão: como identificar as necessidades singulares dos alunos. Há várias metodologias para conhecer o ser humano que está diante de nós. A Filosofia Clínica possibilita a aplicação do instrumental criado para o trabalho em consultório na leitura da realidade escolar.
A contribuição da Filosofia Clínica nesse contexto encontra-se, principalmente, em ser um instrumental de leitura das necessidades e da realidade dos educadores e educandos, assim como dos modos existentes para lidar com os problemas. Considerando, ainda, ser papel social da escola e do educador oferecer aos educandos os instrumentos para que possam refletir acerca de sua realidade, encontrando formas de lidar com ela, penso que um bom projeto educacional deve permitir e propiciar uma mudança nas mentalidades, mudança que talvez seja capaz de provocar movimentos em outras instâncias sociais.


A Filosofia Clínica é uma terapia que faz uso da metodologia filosófica para abordar as questões existenciais. Nesse trabalho, um dos elementos diferenciais consiste no fato de o terapeuta partir das necessidades singulares da pessoa que o procura, pesquisar os contextos nos quais ela está inserida, o modo como se constituiu e as formas que possui para lidar com as questões, para, somente a partir desses dados, construir, junto com a pessoa, formas para tratar as questões. O filósofo clínico aborda as questões fazendo uso da linguagem do partilhante - pessoa que procura a terapia, que partilha suas questões, sua história -, para isso, muitas vezes é chamado a traduzir a metodologia filosófica em linguagem informal, singular, própria daquela pessoa.
O objetivo da clínica é, sempre, traçado pelo partilhante. Por exemplo, supondo que uma pessoa procure a clínica por se sentir insatisfeita com seu trabalho, relate não ver mais sentido no que faz, sentir-se mal diariamente por isso, a ponto de não ter mais vontade de viver; o que fazer? Depende. O filósofo clínico pesquisará, com a pessoa, os caminhos possíveis e, entre eles, a pessoa é quem definirá o caminho a ser seguido: mudar de trabalho, mudar a si mesma, encontrar um novo sentido para seu trabalho, ou qualquer outra opção escolhida por ela e possível diante das condições existentes, ou possíveis de serem criadas, em seu contexto.
Nesse primeiro momento já podemos estabelecer alguns paralelos com o processo educacional. Se pesquisarmos os objetivos de nossos alunos, o que os faz procurar a escola, encontraremos, possivelmente, respostas as mais variadas, algumas díspares. Não nos seria possível atender a todas essas necessidades, principalmente se considerarmos que os objetivos educacionais, diferentemente dos objetivos clínicos, são traçados inicialmente por uma legislação, por um sistema educacional, por uma instituição, por um projeto pedagógico, por um currículo a ser cumprido e por habilidades a serem desenvolvidas.
Aqui traçamos uma diferença. Não é o caso de fazermos terapia na sala de aula, de substituirmos o papel do professor pelo papel de um terapeuta, ainda que a ideia fosse uma educação profilática. O professor possui objetivos pedagógicos previamente traçados e precisa atingi-los no exercício de seu trabalho.
O que é possível escolher? Os métodos e materiais mais adequados para atingi-los. Caso o professor discorde dos objetivos estabelecidos, cabe colocar em discussão com a equipe, com a comunidade escolar ou com os setores responsáveis da rede ou sistema educacional ao qual pertence. Contudo, conhecendo as expectativas do aluno com relação à escola e ao seu trabalho, o professor poderá aproximar os objetivos pedagógicos preestabelecidos às necessidades apontadas pelo aluno.
Filosofia Clínica ajuda a educar
É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes

Submodos
Os Submodos são os meios pelos quais as pessoas lidam informalmente com suas questões. Eles servem de base para identificar as formas que os alunos dispõem para lidar com suas questões e levá-los a encontrar outras, se necessário. São eles:
1. Em direção ao termo singular
2. Em direção ao termo universal
3. Em direção às sensações
4. Em direção às ideias complexas
5. Esquema resolutivo
6. Em direção ao desfecho
7. Inversão
8. Recíproca de inversão
9. Divisão
10. Argumentação derivada
11. Atalho
12. Busca
13. Deslocamento curto
14. Deslocamento longo
15. Adição
16. Roteirizar
17. Percepcionar
18. Esteticidade
19. Esteticidade seletiva
20. Tradução
21. Informação dirigida
22. Vice-Conceito
23. Intuição
24. Retroação
25. Intencionalidade dirigida
26. Axiologia
27. Autogenia
28. Epistemologia
29. Reconstrução
30. Análise indireta
31. Expressividade
32. Princípios de verdade

CONHECENDO AS EXPECTATIVAS DO ALUNO, O PROFESSOR PODERÁ APROXIMAR OS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS ÀS NECESSIDADES APONTADAS PELO ESTUDANTE

Para coletar os dados sobre os contextos nos quais o partilhante está inserido, sobre como se constitui e como lida, habitualmente, com suas questões, o filósofo clínico pede que a pessoa conte sua história de vida. Em Filosofia, para que a abordagem dos problemas não fique na superfície, é habitual que situemos o problema em sua história, remontemos a construção daquele conceito, o contextualizemos nas diferentes épocas e, principalmente, no que se refere às questões atuais às quais estamos abordando. Não é possível ao professor coletar a história de cada aluno, em detalhes. Considerando o número de alunos por sala de aula e o número de salas com que a maioria dos professores trabalha, isso seria inviável. Além de inviável, seria desnecessário, porque o que nos interessa é o que há em comum entre os alunos e o que poderá servir para a composição da metodologia de ensino.
Como alternativa para coletar dados, o professor poderá desenvolver atividades que levantem alguns dados do contexto dos alunos, em especial os dados relacionados com seus objetivos pedagógicos, com as habilidades que pretende desenvolver, com os conteúdos que apresentará. Esse trabalho poderá ser facilitado e ampliado se a pesquisa for realizada pelos vários professores da equipe, melhor ainda se conseguir envolver a comunidade escolar na pesquisa.
Filosofia Clínica ajuda a educar
É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes
Na clínica, o partilhante conta sua história, depois a história é recontada por ele, dividida em partes menores para possibilitar o acesso a outros dados. Em seguida são pesquisados dados mais específicos. Nesse tipo de pesquisa aplicada à comunidade escolar, também não são coletados os dados em um único momento. A pesquisa se desenvolve aos poucos, atingindo paulatinamente outros graus de profundidade.
No consultório, enquanto o partilhante conta sua história, o filósofo clínico observa três eixos fundamentais da clínica filosófica: Exames Categoriais, Estrutura de Pensamento e Submodos. Os Exames Categoriais traçam os dados do universo no qual a pessoa está inserida: Assunto, Circunstância, Lugar, Tempo e Relação são as categorias observadas. O Assunto Imediato é a queixa, o motivo pelo qual a pessoa procura a clínica, e o Assunto Último é a questão a ser trabalhada em clínica. Como vimos anteriormente, o Assunto, em Educação, é traçado pelos objetivos educacionais, o que não nos dispensa de lidar com Assuntos Imediatos, que se fazem presentes diariamente em nosso cotidiano, e com Assuntos singulares, apontados pelos educandos.
A Circunstância diz respeito ao entorno, ao que rodeia, e suas várias infl uências na forma de constituição da pessoa, assim como o próprio processo de conformação de novas circunstâncias a partir das intervenções daquela pessoa em seu ambiente. Num movimento constante de construção do mundo e de si mesmo, a pessoa se constitui a partir de sua circunstância, ao mesmo tempo em que contribui para a construção das circunstâncias futuras. É importante observar que, muitas vezes, aquilo que se coloca como uma dificuldade encontra-se localizado na circunstância e não na estrutura da pessoa. É fundamental pesquisar a circunstância escolar, o entorno da escola e, em alguns casos, as circunstâncias de alguns alunos fora da escola, pois elas poderão esclarecer alguns dos motivos pelos quais eles possuem dificuldades ou apontar elementos que podem ser trabalhados para que os alunos possam provocar as transformações necessárias em seus contextos.

O USO DE MÉTODOS PRÓPRIOS DA FILOSOFIA CLÍNICA PODERÁ SER DE GRANDE VALOR PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE VIDA, SUSCITADAS A PARTIR DO PROCESSO EDUCACIONAL

O Lugar, como categoria da Filosofia Clínica, diz respeito a lugar existencial, a como a pessoa se sente nos diferentes ambientes. Como são os ambientes da escola? Como as pessoas se sentem neles? Como é a relação dessas pessoas com seu próprio corpo, como se sentem com eles mesmos? Como você, professor, se sente na sua sala de aula?
Às vezes uma mudança mínima, um detalhe, pode fazer muita diferença. Tornar o ambiente mais agradável e apropriado aos objetivos educacionais poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento do trabalho. Orientar para uma melhor relação com o corpo e com os ambientes nos quais os alunos estão inseridos pode ser imprescindível à obtenção de bons resultados no trabalho educacional.
Já o Tempo é uma categoria na qual observamos as relações existentes entre o tempo cronológico e o tempo subjetivo. Alguns alunos precisam de um tempo cronológico maior e outros de um tempo menor para desenvolver as mesmas atividades e habilidades. Contudo, lidamos com turmas grandes e precisamos encontrar uma forma de propiciar o tempo necessário a cada um, sem provocar prejuízos e desgastes aos demais.
Assim, a observação dessa necessidade, aliada à criatividade de propor diferentes atividades para os alunos, poderá equilibrar o tempo necessário para a maturação de determinados conceitos estudados. Por outro lado, a Educação muitas vezes exige um processo que extrapola os limites do calendário letivo. Isso, por vezes, pode gerar certa frustração ao professor, advinda da sensação de não ter atingido os objetivos. É preciso distinguir entre objetivos possíveis de serem atingidos a curto e médio prazo e aqueles que somente serão alcançados após um longo tempo de maturação.
Por fim, a categoria Relação, na qual o filósofo clínico observa com quem ou com o que a pessoa se relaciona e qual a qualidade de tais relações. Relações consigo mesmo, com pessoas, instituições, objetos, atividades, ideias, animais de estimação, entre outras, são observadas aqui. Na escola, é importante observar como as relações se constituem e quais as implicações dessas relações. Muitos problemas podem se originar em algumas relações, assim como soluções também. Entender as formas de relação e trabalhá-las a fim de atingir os objetivos educacionais pode ser um bom caminho.
Filosofia Clínica ajuda a educar
É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes

Na Estrutura de Pensamento, o filósofo clínico observa trinta tópicos (leia quadro Estrutura de Pensamento), considerando que estrutura é algo fl exível, plástico, e que pensamento é muito mais que racionalidade. Observando os tópicos da Estrutura de Pensamento, observamos desde Como o mundo parece, até Emoções, Pré-Juízos, Semiose, Epistemologia, Axiologia, Expressividade, Sensorial e Abstrato, etc. Na clínica, os critérios utilizados para observar a Estrutura de Pensamento são: assunto, dado padrão e dado atualizado.
Considerando a turma de alunos como uma estrutura, o assunto aqui será a temática e o objetivo da disciplina ou da aula. O dado padrão é aquilo que se repete de maneira estrutural, e o dado atualizado, como o partilhante se encontra no momento presente. Assim, para a sala de aula, o dado padrão diz respeito ao que se repete entre os alunos e, em diferentes contextos, o que é comum a eles, estruturalmente. O dado atualizado refere-se a como estão naquele momento. Ao filósofo clínico interessam os movimentos existenciais; ao professor, também.
Os Submodos (ver quadro Submodos) são, em clínica, os modos, as maneiras que a pessoa possui para lidar informalmente com suas questões. São também os procedimentos clínicos, subordinados aos Exames Categoriais e à Estrutura de Pensamento. Na leitura do contexto escolar, é importante observar as formas que os alunos possuem para lidar com suas questões e provocá-los a desenvolver outras formas que se façam necessárias, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades previstas nas Orientações Curriculares, como também às que se demonstrarem precisas diante dos contextos vividos especificamente naquela região.

A partir da leitura dos Exames Categoriais, da Estrutura de Pensamento e dos Submodos informais da escola, nos diferentes segmentos que a compõem, é possível encontrar subsídios para a construção de uma proposta pedagógica própria e condizente com as necessidades da comunidade em questão.
O uso dos métodos filosóficos próprios da Filosofia Clínica poderá ser de grande valor para a construção de novas formas de vida, suscitadas a partir do processo educacional. Embora pretensiosa, a proposta chama o ser humano a assumir sua responsabilidade por construir o mundo que deixaremos de herança para as futuras gerações.

REFERÊNCIAS
AIUB, Monica. Como ler a Filosofia Clínica: Prática da autonomia do pensamento. São Paulo: Paulus, 2010.
_____. Filosofia Clínica e Educação: A atuação do filósofo no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WAK, 2005.
_____. Para entender Filosofia Clínica: o apaixonante exercício do filosofar. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2008. www.filosofiaclinica.com.br - site oficial do Instituto Packter www.institutointersecao.com - site do Interseção (Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo)


Monıca Aıub é fılósofa clínıca, professora de Fılosofıa na Unıversıdade Presbıterıana Mackenzıe, doutoranda em Fılosofıa na PUC-SP. Dırıge o Interseção (Instıtuto de Fılosofıa Clínıca de São Paulo) e é vıce-presıdente da Assocıação Paulısta de Fılosofıa Clínıca (Apafıc). monıca_ aıub@uol.com.br

(PUBLICADO NO SITE)INTERSEÇÃO
INSTITUTO DE FILOSOFIA CLÍNICA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: