segunda-feira, 7 de março de 2011

RELIGIÃO EM SALA DE AULA...

Caro Aldo Santos,

Achei boa a sua colagem sobre este assunto, o da religião em sala de aula.
O estudo da religião é importantissimo, hoje! Apesar de não termos professores preparados, e termos professores "religiosos"...
Estamos numa cultura onde a violencia está em todo lugar, e principalmente, em todos os tempos - estiveram dentro das proprias religioes. Isto é falta de religião ao meu ver!
A Teologia (Deus, sagradas escrituras, etc) que é uma área da Metafísica na classificação kantiana, portanto área especialmente da Filosofia, poderia ser novamente revista e estudada. Porem o mais difícil é que ela não é toda razão, é também fé, é emoção: estado de espírito!
A Filosofia da religião ficou obscurecida depois da Idade Media católica e seria prudente até resgatá-la, abri-la aos olhos da contemporaneidade suas pérolas escondidas. Se quando debatemos Religiao de uma forma distanciada - o fizermos com medo, então estamos despreparados... e isto é normal atualmente pelas estrategias de suspeita, e pelo escasso tempo que se tem dedicado a este assunto, que parece obsoleto, ou alienante. Temos que banir quaisquer temores!
Devo me expressar assim, porque ninguem, ou poucos são ateus, mas quase todos carregam em si uma religião (até inconscientemente), de modo que sem preparo o ensino laico seria outra comédia, também um engano....
Um abraço!
Sady

Nenhum comentário: