quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Olá, ALDO E COMPANHEIROS:

Certamente o jogador de futebol, Sócrates, não foi filósofo, mas teve em sua vida profissional atitudes filosóficas admiráveis que resultaram, junto com alguns companheiros, na chamada "democracia corinthiana". Lembremos que naquela época estávamos enfrentando ainda uma ditadura militar e alguns jogadores tiveram a coragem de contestar o autoritarismo e a corrupção reinantes no futebol e no país. Se algo mudou, infelizmente ainda falta muito.

Também lamentamos o que os "astros do futebol" viraram hoje: garotos propaganda de grandes marcas e histerias "femininas", um bundalelê geral, sem ética e sem estética.

Mostremos aos meninos que é possível ser jogador de futebol e cidadão ao mesmo tempo; e que não precisamos vender a alma pro diabo ou a mãe para ter sucesso na vida.

PARABÉNS AO SÓCRATES PELAS SUAS ATITUDES FILOSÓFICAS!!!

Seu único defeito foi ter jogado no Corinthians, ah! ah! (brincadeirinha)

Grande abraço do amigo e companheiro de luta. Boas festas e que o ano de 2012 seja de mais lutas e conquistas!!!

Viva a APROFFESP!

Do "filósofo da Lapa",

CHICO GRETTER

Um comentário:

Medeiros Braga disse...

Sou apenas cordelista. Tenho 90 títulos na área de educação politica. Três de filosofia: O Mito da Caverna que se encontra neste site, Maquiavel e Sócrates.
O Mito da Caverna deixa claro que o saber é o único instrumento de libertação da humanidade. Por conta disso muitos se empenharam em desenvolver um trabalho: Sócrates, Paulo Freire, José Marti que dizia só o homem culto pode se tornar livre, Castro Alves e Monteiro Lobato referindo-se ao livro, e tantos que se dedicaram à educação política dos trabalhadores, a exemplo de Plekanov, Trotsky, Marx, Engels.

Além dos citados cordéis eu fiz A Comuna de Paris, O Manifesto Comunista, Ligas Camponesas, Caldeirão, Canudos, Pau de Colher, O Sindicato do Garrancho, Revolução dos Bichos e tanto outros. Todos seguindo esta canção.

Se a APROFFESP tiver interesse poderei enviar. Inclusive, esse de vocês foi resgatado do "Controvérsia"

A maior parte dos meus cordéis se encontra em sala de aula. De filosofia, até palestra eu tenho dado a convite de alguns professores.

"Convivemos em cavernas
Piores que a de Platão,
Sofisticadas, modernas,
Que alienam o cidadão
Sem que ele sinta o destroço
Da corrente no pescoço,
Nem do peso do grilhão."

Feliz Natal e um educativo 2012.

Medeiros Braga