domingo, 12 de dezembro de 2010

PROPOSTAS PARA A RETOMADA DO COLETIVO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA DA APEOESP.

Numa tentativa de apresentar algumas propostas do coletivo ao congresso da APEOESP, os professores Pedro Paulo, Aldo Santos e Chico Cretter, reuniram-se alguns dias antes do mesmo para articular a intervenção no interior do Evento em Serra Negra. Discutimos as linhas gerais e as estratégias que deveríamos delinear.No congresso, com muita dificuldades, conseguimos reunir um pequeno grupo na quarta feira a noite, apesar da organização do Encontro ter desmarcado o conjunto das atividades dos coletivos previstas para o referido periodo. Mesmo diante do desencontro, conseguimos alinhavar algumas propostas que foi apresentada nos grupos de trabalho e apreciadas pelo delegados em plenário.
As propostas aprovadas foram às seguintes:
“Considerando a mais absoluta necessidade de potencializar as lutas para uma real inclusão da Filosofia, Sociologia e da Psicologia no ensino Médio:
Considerando os avanços conquistados até o presente momento, de grande importância, no entanto, reconhecemos que ainda são insuficientes esses avanços por não atender as reivindicações históricas e atuais dessas disciplinas, o coletivo de Filosofia, Sociologia e Psicologia apresenta os seguintes encaminhamentos para que sejam aprovados em nosso XXIII Congresso;
1-intensificar as lutas por uma matriz curricular que possa ampliar as aulas de filosofia e sociologia;
2-Articular como o CNE e outros fóruns para que a obrigatoriedade da psicologia possa estar presente no ensino médio;
3-Aprofundar nos fóruns internos os debates acerca dos desafios dessas disciplinas bem como as suas demandas;
4-Fortalecer as plenárias, encontros e reuniões nas subsedes da apeoesp;
5-Realizar no primeiro semestre de 2011 o X encontro Estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia”
Com a aprovação dessa emenda em plenário, entendemos que foi um important4e avanço, diante da nossa desarticulação.
A Associação dos professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo distribuiu no congresso importante saudação expressa no boletim de nossa entidade dando conta da reunião realizada com a responsável pela CENP e apoiará todas as atividades aprovadas pelo coletivo Estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia.

Organizar a resistência e planejar a luta concreta é preciso!!!

Aldo Santos. Membro do Coletivo Estadual de Filosofia, Sociologia e Psicologia da APEOESP, Membro do Coletivo Nacional de Filosofia e Presidente da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo. (04/12/2010)

Um comentário:

Críticas e Hipóteses disse...

olá, tudo bem, podem ver meu blog, obrigado